Ligamos para Você
Telefones para Contato
(21) 964878294 (21) 2438.1199

Busca de Artigos

Lista dos 10 Artigos mais Lidos

Últimos Artigos » Vale a pena comprar um imóvel antes dos 30 anos de idade?

Publicado na Terça, 26 de novembro de 2013, 8h00
Vale a pena comprar um imóvel antes dos 30 anos de idade?

São Paulo – Ao começar a trabalhar e ganhar o próprio dinheiro, muitos jovens já começam a pensar em sair da casa dos pais e a ponderar se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel. Essa dúvida é ainda mais forte para aqueles que já pensam em se casar ou juntar as escovas de dente com um namorado ou uma namorada. Para torná-la ainda mais cruel, há ainda o peso da chegada dos 30 anos, idade simbólica que pressupõe certas conquistas.

Mas será mesmo fundamental comprar um imóvel até os 30? Não ter atingido essa conquista nessa idade deve ser motivo de frustração? Quais devem ser os fatores cruciais a nortear a opção pela compra ou não de um imóvel por um jovem? Vale a pena alguém que ainda tem muito a se desenvolver na carreira se comprometer com um financiamento de longo prazo?

Respondendo logo de cara a uma das perguntas que mais afligem os jovens, não, chegar aos 30 anos sem ter um imóvel próprio não é motivo para frustração. Agora, isso também não é motivo para relaxar: pensar em comprar um imóvel em algum momento da vida não tão distante e se preparar para isso desde cedo é uma ótima ideia.

EXAME.com ouviu quatro especialistas em finanças pessoais com opiniões bastante distintas sobre a compra de imóveis por jovens. A partir da visão deles, veja o que você deve ponderar ao tomar sua decisão e planejar a idade certa de comprar:

1 Compare a taxa de aluguel com a taxa de retorno dos investimentos e com o custo do financiamento imobiliário

Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem uma visão bastante pragmática. Para ele, independentemente da idade, o fator técnico a se levar em conta para decidir entre alugar e comprar um imóvel é a taxa de aluguel. Para calculá-la é preciso dividir o valor do aluguel de um imóvel semelhante ao que você deseja comprar pelo valor do imóvel em si.

Por exemplo, se você quer morar em um imóvel que custe na faixa dos 500 mil reais, e o aluguel de um imóvel como esse na mesma região custa cerca de 2 mil reais, a taxa de retorno do aluguel desse tipo de moradia é de 0,40% ao mês, ou 4,91% ao ano, antes de IR.

Se você tem o dinheiro na mão para comprar esse imóvel à vista, deve se perguntar se é possível ganhar mais do que isso em uma aplicação financeira. Em caso positivo, vale mais a pena investir e morar de aluguel. Caso contrário, vale mais a pena comprar.

Na poupança, por exemplo, é possível conseguir atualmente 0,50% ao mês (6,17% ao ano) mais Taxa Referencial, sem a incidência de IR. Se você considerar que aluguéis são corrigidos pela inflação, você pode também comparar a taxa de aluguel às NTN-Bs, títulos vendidos pelo Tesouro Direto que pagam uma taxa acima da inflação pelo IPCA. Atualmente elas pagam mais que 6% ao ano acima da inflação, antes de IR e taxas. Tanto poupança quanto títulos públicos podem ser vendidos mais facilmente que imóveis.

No exemplo anterior, portanto, a compra daquele imóvel específico não seria vantajosa, em termos financeiros. Veja como fazer os cálculos para comparar a taxa de aluguel com as aplicações financeiras.

Fonte: www.exame.com