Ligamos para Você
Telefones para Contato
(21) 964878294 (21) 2438.1199

Busca de Artigos

Lista dos 10 Artigos mais Lidos

Últimos Artigos » Preço dos imóveis continua caindo, mas compradores continuam achando que vai subir

Publicado na Sexta, 22 de agosto de 2014, 8h49
Preço dos imóveis continua caindo, mas compradores continuam achando que vai subir

SÃO PAULO – Em julho, o preço do metro quadrado dos imóveis caiu pelo oitavo mês consecutivo, segundo o Índice FipeZap. Porém, a retração no setor não convenceu os compradores: 41% acham que o preço do metro quadrado vai subir dentro do período de um ano.

O estudo “Raio X do Comprador de Imóveis” realizado pelo portal ZAP, em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP), ainda mostra que 36% acreditam que o preço vai se manter no patamar atual, enquanto 23% consideram que o preço vai cair.

Quando considerado um período de dez anos, 51% dos entrevistados afirmam que o preço do imóvel vai subir acima da inflação, com 19% que acham que os valores ficaram abaixo da inflação.

Vale lembrar que os últimos dados divulgados pelas instituições revelaram que das 20 cidades analisadas, somente nove registraram queda real do preço do metro quadrado em 2014, com destaque para Curitiba (-5,1%), Brasília (-4,3%), Santos (-3,3%) e Porto Alegre (-3,1%). Em contra partida, Vitória teve a maior alta: 3,9%.

Perfil do comprador
A pesquisa ainda mostra que a recente queda nos preços dos imóveis está mudando o comportamento dos compradores da casa própria no Brasil. As compras realizadas com motivo de investimento caíram de 48% das intenções registradas no primeiro trimestre desse ano, para 34% no segundo trimestre deste ano. É o menor percentual desde o início de 2013, quando o estudo começou a ser realizado.

Além disso, a minoria das pessoas (13%) fazem questão de comprar um imóvel novo, enquanto para 37% dos entrevistados, a preferência de compra se dá por um apartamento usado. Os outros 50% dos entrevistados disseram que sua decisão de compra não será afetada pelo fato de o imóvel ser ou não usado.